Histórico

Inspirados no Encontro de Jovens com Cristo (EJC) criado pelo Padre Alfonso Pastore em São Paulo, dois jovens, que participaram deste encontro, decidiram juntamente com casais do Encontro de Casais com Cristo (ECC) da Paróquia do Divino Espírito Santo, do Guará II, e sob orientação do Padre Antônio Chirulli, organizar de forma semelhante, o Encontro de Jovens com Cristo, ao qual denominaram SEGUE-ME. Portanto, o primeiro encontro do SEGUE-ME ocorreu em Brasília (DF), com duração de dois dias: 31 de março e 01 de abril de 1979.

            O SEGUE-ME surge então, como resposta à preocupação dos casais do ECC em evangelizar seus filhos. Afinal, os adultos dispunham de muitas oportunidades de encontros, reuniões e atividades, que os induzia a modificar sua maneira de ser e agir. Contudo, em casa, se deparavam com jovens e adolescentes, com escassas possibilidades de ter na Igreja e na sociedade, um autêntico encontro com seu Salvador, experiência essa transformadora, que os aproximaria de Cristo e da Igreja. Por isto, inicialmente, apenas os filhos dos casais do ECC podiam participar do SEGUE-ME. Ao longo dos anos, o movimento foi crescendo, e os jovens começaram a trazer outros jovens. Consequentemente, ao estarem enriquecidos por essa experiência, esses jovens motivaram seus pais a participarem do ECC.

            No ano de 1981 foi feita a primeira implantação do SEGUE-ME. Casais e jovens da Paróquia Dom Bosco, também em Brasília/DF, participaram do encontro no Guará, e levaram o SEGUE-ME para a sua paróquia. Nesta ocasião, foram elaboradas as primeiras pastas de instruções, que posteriormente, deram origem ao primeiro Documento Básico Normativo do SEGUE-ME. Nos anos posteriores, o SEGUE-ME se expandiu por várias paróquias da Arquidiocese de Brasília, e consequentemente, chegou a vários Estados do Brasil.