Espírito do Segue-me

  • O espírito do SEGUE-ME consiste na comunhão fraterna entre jovens e casais, levando-os a uma experiência profunda de intimidade com Deus.
  • O SEGUE-ME proporciona a casais e jovens um aprimoramento na sua comunicação, visando ampliar o diálogo e o bom entendimento entre jovens e adultos de forma a melhorar o relacionamento familiar e comunitário. Por isso, é do espírito do SEGUE-ME que jovens e casais aprendam a trabalhar juntos e se esforcem para uma melhor comunicação, sendo necessário para isso:
  1. a) respeitar-se uns aos outros;
  2. b) esforçar-se para compreender o irmão;
  3. c) respeitar a opinião do outro;
  4. d) saber ouvir, falar e elaborar a síntese do diálogo;
  5. e) refletir e reformular pontos de vista;
  6. f) saber se colocar na posição do outro;
  7. g) amar como Jesus. (cf 1ª Jo 4,7ss).
  • O espírito do SEGUE-ME possibilita ao seguidor o engajamento na sua comunidade paroquial e uma maior vivência de sua fé.
  • Cada jovem e casal deve esforçar-se para ser:
  1. a) uma comunidade de oração nas reuniões e nas vigílias, antes, durante e após o encontro, descobrindo-se e agradecendo o que se recebe de Deus;
  2. b) uma comunidade que assuma tarefas, em uma divisão planejada e equitativa do trabalho;
  3. c) uma comunidade de vida, de ajuda mútua, de valorização do outro e do amor verdadeiro. (cf At 2,42-47).
  • A exemplo de Mateus (Mt 9,9), que seguia o Mestre, cada seguidor é chamado a se levantar e a se entregar ao Senhor, assumindo a sua tarefa, sem almejar elogios ou retribuições, mas trabalhando para o crescimento do Reino de Deus.
  • É importante que o seguidor não tenha vergonha de dizer que é cristão, que é católico, vivendo uma profunda e perseverante vida sacramental. Foi Cristo quem disse: “Sejam minhas testemunhas”. É por isso que se reafirma: o SEGUE-ME é um movimento de conscientização cristã, da Igreja Católica Apostólica Romana.
  • Que todos, ao término de cada encontro, tenham consciência de ter cumprido mais uma missão cristã, proporcionando aos irmãos exemplo de humildade, doação e oração e que tudo seja realizado para o crescimento do Reino de Deus, tendo, assim, feito a vontade do Pai que está nos céus e não a nossa vontade. Enfim, o AMOR.